sexta-feira, novembro 18, 2005

No reino de Dark World


Uma vez que pretendia fazer uma análise do denominado deck Dark World, baseado num conjunto de cartas que saiem no Elemental Energy, decidi que em vez de fazer a rubrica "Carta do Dia" para cada uma delas seria mais proveitoso um artigo de base sobre o seu funcionamento.
Como não me senti habilitado a tal, pedi ao André (Neji) ajuda e ele escreveu este magnífico compêndio sobre a sua construção.
*
"
Com a mais recente expansão, veio também um novo tipo de deck: o deck Dark World.

Este deck assenta numa gestão da mão de tal forma que nunca nenhum outro deck tinha tido. Neste deck, há todo um leque de cartas, que permite que a referida gestão seja feita ao máximo, de forma a criar uma grande vantagem.

Comecemos pela linha de monstros.
Há várias linhas de monstros possíveis para este deck, mas a que eu acho mais equilibrada, é a seguinte:

Goldd, Wu-Lord of Dark World
Goldd, Wu-Lord of Dark World
Sillva, Warlord of Dark World
Sillva, Warlord of Dark World
Sillva, Warlord of Dark World
Brron, Mad King of Dark World
Brron, Mad King of Dark World
Brron, Mad King of Dark World
Broww, Huntsman of Dark World
Broww, Huntsman of Dark World
Morphing Jar
Breaker The Magical Warrior
D.D. Warrior Lady
D.D. Assailant
Exiled Force
Sangan
Magician of Faith

Antes de mais, o mix de Warriors, serve para equilibrar o deck em termos de controlo do campo e ao mesmo tempo para lidar com quase todo o tipo de decks. É importante que tenhamos formas de destruir/remover monstros em forma de monstro. Monstros como Horus the Black Flame Dragon LV6 e LV8, Sacred Phoenix of Nephthys, Vampire Lord, Jinzo, etc, podem ser muito difíceis de destruir em determinadas situações, e daí a adição dos Warriors.

Quanto aos monstros Dark World, e embora não me tenha esquecido de monstros como Beiige, Vanguard of Dark World e Scarr, Scout of Dark World, acho que estes, nesta proporção, formam a linha ideal. O Goldd, Wu-Lord of Dark World e o Sillva, Warlord of Dark World, são fáceis de pôr em campo, não só com a ajuda do Brron, Mad King of Dark World, como também de várias outras cartas. O Broww, Huntsman of Dark World, é excelente como forma de comprar cartas. Quando não se sabe muito bem se as condições do campo são favoráveis para os monstros mais fortes, pode sempre descartar-se o Broww, Huntsman of Dark World de forma a aumentar as opções disponíveis.

O resto dos monstros não tem muito que se lhe diga. Parece-me no entanto salientar a importância do Morphing Jar. O Morphing Jar é uma das duas cartas neste deck que permite descartar a mão inteira. Tentem sempre ter o máximo de monstros Dark World na mão (exceptuando o Brron, Mad King of Dark World) de forma a optimizar o efeito do Morphing Jar e dos monstros Dark World.

Quanto às Spells, aqui fica uma possível linha:

Dark World Lightning
Dark World Lightning
Dark World Lightning
Gateway to Dark World
Gateway to Dark World
Dark Hole
Card Destruction
Premature Burial
Heavy Storm
Mystical Space Typhoon
Smashing Ground
Smashing Ground
Smashing Ground
Swords of Revealing Light
Snatch Steal
Scapegoat


O Dark World Lightning maximizado tem uma explicação muito simples, esta é uma das melhores Spells que suportam este tema e que o tornam jogável. É que o facto de destruir qualquer (Monstro ou Spell/Trap) que esteja virado para baixo, é simplesmente muito bom. O facto de descartar uma carta da mão, sem ser como custo, é ainda melhor, pois permite activar os efeitos dos monstros Dark World. Gateway to Dark World é bom pelo facto de ser Quick Play. Quick Play Spells são normalmente muito boas pela sua versatilidade. Aqui é o caso.

O resto das Spells é mais ou menos óbvio, no entanto e mais uma vez, saliento a importância da Card Destruction (ver explicação do Morphing Jar).

Finalmente, uma possível linha de Traps:

Sakuretsu Armor
Sakuretsu Armor
Sakuretsu Armor
Torrential Tribute
Dark Deal
The Forces of Darkness
The Forces of Darkness

As Traps que saíram nesta expansão com o propósito do deck de Dark World são simplesmente excelentes.
O Dark Deal é muito bom, podendo até ser usado em duplicado, pois além de negar uma Normal Spell do adversário (ex: Heavy Storm, Dark Hole, Smashing Ground, Nobleman of Crossount, etc), permite-nos obter o segundo efeito dos monstros Dark World. Ora, o segundo efeito tanto do Goldd, Wu-Lord of Dark World, como do Sillva, Warlord of Dark World e do Broww, Huntsman of Dark World, são simplesmente devastadores. Daí o facto de ser muito boa esta Trap. Quanto ao The Forces of Darkness, só posso dizer que é uma das Traps que faz com que valha a pena jogar com este deck. O facto de ser chainable é uma das suas principais vantagens. A outra é ser uma troca de 2 para 1. Oferece-se uma Trap, vem 2 Monstros. Muito bom.

Só queria deixar esclarecida a razão pela qual não adicionei a Call of the Haunted. O facto é que o Premature Burial e o Gateway to Dark World já dão “recursion” (acção de invocar um monstro do cemitério) suficiente ao deck. Usar os dois, poderia aumentava os maus Draws possíveis. Eu escolhi o Premature Burial em vez da Call of the Haunted porque além de ser mais rápido, este deck tende a ter alguns problemas com a Royal Decree.

Espero que isto vos ajude no que refere ao Dark World.
Divirtam-se com este deck e com este tema, pois é um dos decks em que melhor se aproveitam as sinergias entre as cartas, e portanto dá um gozo especial jogar.
"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

+ 2 Forced Requisition
+ 2 Beiige, Vanguard of Dark World

- 1 Scapegoat
- 1 Sakuretsu Armor

7:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home