sexta-feira, novembro 11, 2005

Carta do Dia - 16 - Pot of Avarice EEN-EN037


A primeira carta que vou analisar do novo set Elemental Energy é sem dúvida a que mais discussão levanta.

Pot of Avarice
Normal Spell, Super Rare
Select 5 Monster Cards from your Graveyard, then add them to your Deck and shuffle it. After that, draw 2 cards from your Deck.

As opiniões sobre tal carta divergem imenso, desde os que a consideram o novo Pot of Greed, à base de esteróides, até aos que simplesmente a consideram um “lixo".
Para ser sincero, eu próprio não tenho ainda nenhum ideia completamente definida, pois entendo que só a sua utilização poderá demonstrar se a mesma merece ou não entrar num determinado tipo de deck.
E porquê?

O efeito é bem fácil de entender, é um Pot of Greed mas com uma condição de utilização – escolher 5 monstros do nosso cemitério e voltá-los a colocá-los no deck.
Nesta simples frase está o busílis. Isto foi a tentativa da Konami de deixar de fazer “broken cards”, mas não sei até que ponto não terão ido longe de mais.
É que se fosse uma carta ou duas, seria “godly”, 3 até se podia dizer que estava “balanced”, mas a partir de 4 sinceramente retira muito da sua utilidade.
Desde logo por que passa a ser um peso morto no início do jogo, mesmo com a quantidade de monster destruction que existe, na melhor das hipóteses só na 4ª, 5ª ronda terão 5 monstros no cemitério e, se pensarmos na quantidade de DD. Assailants e família que para aí anda bem se vê que isso até poderá nem acontecer.
Depois vem o problema de voltar a colocar 5 monstros no deck novamente, sabendo-se que um correcto “emagrecimento” do deck ajuda na vitória, aqui só estamos a engordá-lo.
É que reparem, 5 monstros são cerca de 25% dos monstros de um deck e a sua reintrodução no mesmo afecta completamente a ratio de monstros/magias/armadilhas que a partir daí vão sair, podendo, assim, impedir de comprar a carta que realmente pretendem.
Mas, como em todas as cartas, nem tudo é mau: reparem que voltar a colocar cartas como Breaker, DD Warrior Lady, Spirit Reaper e outras num deck pode ter vantagens.
Por outro lado, um deck com 3 Giant Germs ou 3 Nimble Momongas também sairá beneficiado em voltar a tê-los no deck
Temos depois monstros que não podem ser Special Summon, e que esta será das poucas maneiras de trazer esses monstros de muitos tributos para a nossa mão, ou pelo menos para o deck.
E por último temos a maior vantagem de todas, as duas cartas que se vai buscar ao deck, que podem fazer balançar o jogo para o nosso lado, e que faziam do Pot of Greed a maior de todas as staples do jogo.
Conselho final: se por acaso arranjarem uma, experimentem-na com “open mind”, pois tenho a certeza que haverá casos em que beneficiará o vosso jogo, como também certamente noutros casos não valerá a pena.
Caberá a vocês optar...

5 Comments:

Blogger Usual Suspect said...

Uchiha Sasuke said...
Dúvido q uma ddwl volte para o deck normalmente é removida..lol

Excepto quando leva com uma sakuretsu ou afim, o que até não é raro ;-)

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

carta bstnt booaaa

12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ou n

12:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ou sim

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Banida? lol
Não é assim gande coisa a carta.

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home