terça-feira, novembro 15, 2005

Carta do Dia - 18 - Chthonian Blast EEN-EN050



Hoje decidi olhar para uma das cartas armadilhas existentes no set Elemental Energy que me chamou a atenção.

Chthonian Blast
Normal Trap, Rare
You can only activate this card when a face-up monster on your side of the field is destroyed and sent to the Graveyard. Destroy 1 face-up monster with the lowest ATK on the field, and both players take damage equal to half of its ATK.

Como é evidente não estamos perante nenhuma “broken card”, o efeito não é devastador, as condições de utilização pressupõe alguma desvantagem para o utilizador, mas se pensarmos bem as novas cartas não são todas assim? Basta olhar para os últimos sets e imediatamente se percebe o esforço da Konami para reduzir ao máximo cartas que possam entrar em todos os decks em detrimento de cartas que devem ser pensadas apenas para alguns.
Mesmo assim, que temos hoje aqui?
Eu diria que é o parente pobre do Ring of Destruction e já que adoramos tal carta, vejamos o que esta faz.
Antes de tudo, condição de activação é a destruição de um monstro que esteja no nosso lado do campo, em face up. Pelo menos não é só quando é destruído em batalha, por isso podemos responder com esta carta a um Smashing Ground, Dark Hole, Lightning Vortex, Sakuretsu Armor e tantas outras.
Ao preencher o critério de activação vem a segunda parte do efeito, a destruição do monstro que, em cima quer do vosso campo quer do vosso adversário, tenha menor ataque e ao mesmo tempo cada um dos jogadores leva dano igual a metade do ataque do monstro deste modo destruído.
O problema aqui, sem dúvida, é não se poder escolher o monstro que se pretende destruir e alturas haverá que não vale a pena activar o seu efeito simplesmente porque o monstro com menor ataque é o nosso.
Mas se pensarmos bem, do modo como o metagame se encontra, existem sempre alturas em que apenas se encontra em cima do campo o vosso monstro e o do adversário, ou vocês apesar de terem duas cartas, uma está face down e esta carta armadilha permite a destruição do monstro adversário.
No entanto, para mim, a mais valia desta carta está no pequeno segmento em que ambos os jogadores levam damage equivalente a metade da carta que pelo efeito é destruída e isto tanto pode ser nem umas centenas de pontos, estou a pensar num Spirit Reaper, num Don Zaloog, num Tomato, mas também pode chegar aos 1200, como no caso de um Mobius.
Ora, quem jogava com Ring of Destruction lembra-se bem como, por vezes, apesar da tremenda desvantagem em que nos encontrávamos, era esta carta que permitia acabar com os últimos pontos de vida do adversário e ganhar o jogo.
Claro que só está em causa metade dos pontos do ataque, mas não será por vezes o suficiente para a vitória?
Sou sincero, acho a carta muito engraçada e a merecer uma oportunidade.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ring return

11:19 da tarde  
Blogger Snirp said...

So te escapou uns pequenos pormenores.

Primeiro nao podes activar traps na damage calculation, altura em ke o monstro e destruido por batalha e enviado para o graveyard, logo esta carta nao pode ser activada quando destroem um monstro por batalha.

Segundo, se é para usar isto, porque nao usar logo michizure de psv que quando te destroem um monstro, podes destruir um qualquer do oponente a escolha? ^^

11:37 da tarde  
Blogger Usual Suspect said...

Desculpa Zé mas acho que posso, pois fui ver de propósito as regras acerca disso:

"This card can be activated during the Damage Step if a monster is destroyed as a result of battle. However, it cannot be activated if a monster is destroyed by an effect during the Damage Step."

Segundo, acho que o efeito mais interessante da carta é o dano que faz, por isso considero-a superior ao michizure.

11:48 da tarde  
Blogger Snirp said...

Se esse ruling existe, contraria a mecanica total do jogo.

Olhando para o manual do jogo, conclui-se que a parte em ke o monstro e enviado para o cemiterio, fax parte da damage step ainda.

O jogo em si diz ke nao se pode activar traps ou quick plays durante a damage step a n ser ke aumentem ou diminuam o atake, defesa de algum monstro.

De qualquer modo conferi no ronin e de facto diz la ke se pode. Sendo assim porque e ke n se pode fazer isso no michizure que é exactamente igual a nivel de condiçao de activaçao, mas pode ser activado em qualquer monstro, seja face up ou facedown?

Axo ke vou desistir de compreender a ude e os seus rulings...

Voltando a carta. Da dano igual a metade dos pontos de ataque do monstro com menor ataque no campo do oponente. Bem alem do mais é demasiado restritiva a nivel do seu efeito. O dano em si pode ser demasiado mau como pode ser razoavelmente bom. Se destruir um monstro de 2400 que normalmente sao os mais fortes ke se usam, da 1200 damage. Nao acho nada de especial tendo em conta a condiçao toda marada para se activar e correndo o risco de ter que o utilizar em monstros bem piores e dar uns miseros 600 damage ^^ Ha sempre cartas mais eficazes a serem utilizadas, logo esta carta nao vai ter grande utilidade axo.

Continuo é sem perceber o ruling da carta quanto a damage step, mas enfim.

12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu disse ring na brincadeira pk sei k n é nem nnc chegara aos pes do ring, mas tb nera preciso vires em cima snirp!

11:05 da tarde  
Blogger Snirp said...

Tipo, so comentei a carta, acho que nao cai em cima de ninguem..

11:35 da tarde  
Blogger Usual Suspect said...

Bem pelo contrário, o Zé deu a sua opinião e como sempre muito abalizada.
Tomara muita gente perder metade do tempo a escrever algo mais do que o simples "é uma #&f", ou semelhante, em vez de explicarem porque acham que a carta não vale a pena ser usada.
Acreditem que o blog ficava muito mais interessante...

11:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home