terça-feira, dezembro 19, 2006

Pharaoh Tour Toledo, toda a verdade... by Snirp.

Bem pessoal, chegou ao final mais uma viagem a Espanha, desta vez à bonita cidade medieval de Toledo, local onde se realizou o primeiro Pharaoh tour na peninsula Ibérica.

Tudo começou na manhã de sexta feira, contavam-se 7 jogadores do porto na praça galiza à espera do arranque da camioneta, eram eles: José Lopes, Hélio Babo, Luis Leite, João Rocha, Miguel Moreira, Paulo Ribeiro e Nuno Pinho, e subitamente aparece um indivíduo de sobretudo e oculos de sol à Martini Man, dirige-se para o grupo e após perguntar quem era o responsável pelo nuno ( aka puto estupido ), começou a atirar todos os tipos de ameaças e tretas de advogados a dizer que o ia fazer sair na fronteira, bla bla, e ke não podiamos escapar do matrix, para entregarmos os códigos de Zion etc. Passado este momento kodak do dia, lá demos inicio à nossa viagem até espanha, com boa disposição e tal ( ok talvex nem todos, já que o luis conseguiu convencer o puto ke tinhamos um carro a seguir-nos desde o porto, e que provavelmente eram uns certos advogados... :P).

Chegando à fronteira, lá tivemos que entregar os documentos, e estava tudo bem, como tal seguimos viagem, desta vez com o puto já mais feliz. Chegamos a Toledo às 21:45 e começamos a nossa peregrinação até ao hotel, peregrinação esta que foi curta para o João Rocha, visto o seu hotel ser ao lado da estação de camionetas, mas que foi relativamente grande para os restantes, até porque nos perdemos e andamos um bocado às voltas e tal, demorando cerca de 45 minutos a chegar ao hotel, o que foi um bocado mau para alguns, principalmente para o luis que teve que carregar durante um bom bocado do caminho a mala de viagem do paulo, que levava por la o suficiente para passar 1 mês em Toledo, visto o dono da mesma não aguentar mais lol ( cidades medievais costumam ser no topo de montes, logo subidas e descidas eram bastante frequentes :P ). Eu próprio já estava a amaldiçoar a hora em que me lembrei de trazer uma muda de roupa... Já por lá, conseguimos arranjar um quarto ao lado do nosso para o Paulo e o Puto, que se lembraram de ir para lá sem uma reserva... Enfim xD.

Demos umas voltas por Toledo de noite, e concluimos que era uma cidade excelente, muito bonita, cheia de monumentos grandiosos, e muito bem conservada no seu estilo medieval. Com muita gente a andar pelas ruas, raparigas de mini saia mesmo em pleno inverno, enfim, uma cidade a recordar. Regressamos ao hotel para só sair no dia seguinte, directos ao castelo de san servando para jogar no pharaoh tour!

Enquanto atravessavamos a ponte, vimos a subida para o castelo ( bastante acentuada por sinal ) e reparamos entretanto num gajo qualquer que deixou a mota ir abaixo durante a subida, ficando por lá cerca de 10 minutos a tentar meter a mota a funcionar novamente lol.

Quando chegamos ao castelo, encontramos por lá mais 2 jogadores portugueses, ou seja, o Korin de leiria e um jogador de coimbra que não me recordo do seu nome, mas que jogou de burn no torneio de coimbra, e fomos dar uma volta pelo local. Encontramos vários jogadores a jogarem antes do evento, na sala de entrada do castelo, fui abordado pelo jogador que venci na final de 2005, o rodrigo togores, que ficou um pouco espantado por eu não me lembrar dele ( enfim, a minha memória já não é o que era.. :P ), falei com alguns jogadores que tinha conhecido no ano passado e tal, enfim, tudo parecia estar bem, até que reparamos na sala do torneio... Para começar era muito pequena, aproximadamente metade do tamanho da sala em que se costuma jogar em coimbra, e para meu espanto, so tinha 2 ou 3 mesas... Acontece que, pelo menos pelo que nos disseram, a camara munincipal de toledo ficou de tratar de tudo e assim de repente lembrou-se de cagar para o assunto, como tal a organização do evento chegou ao local e não havia sequer mesas. Trataram de improvisar umas mesas de contraplacado com um suporte de madeira ( sim daquelas que se nos apoiarmos lá, vamos ao chão :P ) e passaram então ao check in, já bastante atrasado e nem sequer com as decklists ficaram xD. O torneio começou portanto com umas duas horas de atraso. Quando a primeira ronda estava para começar, avariou a impressora, o que levou ao organizador a ter que gritar os nomes dos jogadores e respectivas mesas pela sala, atrasando ainda mais o evento no geral.

Começei então a jogar contra um tal de Ruben, que utilizava um warrior toolbox old school, com goblin atack force, e o resto das cartas que já todos conheçem. Venceu-me o primeiro jogo com um topdeck inesperado, eu tinha 2 monstros set e 1 treeborn frog em defesa faceup, tinha também 1700 de vida, o Ruben topdecka um spear dragon inesperado! E trespassa o sapo para a vitória... No segundo jogo foi um pouco rápido, havendo inicialmente uma troca inesperada de tributo isto pa zaborg, parto isso e atako de parte a parte, seguida de um atake meu para um cilinder que me deixou com 400 de vida. Porém um pot of avarice depois deu-me o que precisava pa vencer o jogo. Uff, 1-1 e vi a minha vida a andar pa trás lol, o terceiro jogo foi rapido, mão tradicional de monarcas, tributo meto monarca e ganho bla bla etc e tal.

Seguiu-se o segundo jogo, desta vez contra um tal José Nunez que jogava de warrior toolbox regular, onde não houve muito que dizer, boas mãos, consegui criar presença de campo rápida em ambos os jogos, vencendo por 2-0.

De seguida fez-se uma pausa para almoçar, e deu para ver que o panorama estava bom para os portugueses em geral, quase todos com 2 vitórias. Durante a paragem no evento, o paulo aproveitou para tirar umas fotografias com uma rapariga que tinha um Slifer tatuado nas costas (wtf?) e decidimos entretanto ir ao macdonalds no centro da cidade almoçar. Já no macdonalds descobrimos que o João Rocha não gostava de hamburguers, porém comeu na mesma :P

De volta ao local do torneio, começou entao a terceira ronda, que para mim foi a pior do torneio inteiro, por motivos obvios que passo já a explicar. O meu adversário era um tal Toni, jogava de warrior toolbox com swaps e cyber stein, e embora lhe tenha keimado a vida até 5100 rapidamente, foi suficiente pa ele sacar uma stein win no turno seguinte... No jogo seguinte, depois de uns ajustes com a sideboard, Consegui establecer presença de campo e atirar a vida dele pa baixo de 5000, logo, cyber stein estava à partida anulado e foi uma questão de tempo para sacar a vitória. No terceiro jogo, o gajo foi completamente arrasado, ficando com 2000 de vida contra 5400 meus, eu tinha 1 dekoichi em atake + 1 tomato em atake e 1 monstro em defesa qualquer, juntamente com 3 cartas na mão, contra apenas 1 frog em defesa com 1 smashing ground na mao do meu oponente, e heis que aconteceu o seguinte... Ele compra um brain control, utiliza no meu tomato, e suicida-o contra o meu dekoichi. Eu alertei-o que o summon era meu e ele disse ok, fui buscar um sangan ao deck pois sabia ke ele tinha 1 smashing ground na mao, e entretanto deu-me um blackout qualquer e em vez de colocar o sangan no campo, coloquei na mão. O gajo não diz nada e limita-se a passar. Mal passou chamou o arbitro e conseguiu convence-lo que se no turno dele o sangan estivesse no campo em vez de na mão, ele teria utilizado o smashing ground nele e iria mudar a ordem do meu deck para o proximo draw, alterando assim o jogo ( lol... ), parece ke o arbitro concordou plenamente com essa lógica de jogada e recompensa-me com uma game loss por disrupção irreversível do jogo. Fiquei fodido, arrumei as cenas e sai da zona. Mais tarde o arbitro vem ter comigo a pedir desculpa pela atitude pouco desportiva do meu adversário e disse que lhe deu um warning por conduta anti desportiva. Thx a lot ref... Nem lhe dei mais trela e fui ver como andavam os restantes portugueses. Pelos vistos não estavam muito melhor, estando a maioria com 2-1 também, excepto o luis leite e o paulo ribeiro ( axo ) que iam com 3-0.

Na quarta ronda aconteceu algo que eu nunca tinha visto, desaparecer uma mesa! Calhei na ronda contra o Hélio e para nosso espanto, não havia a mesa 8 onde tinhamos que jogar, e a fila onde supostamente a mesa deveria estar, estava completamente ocupada por outros jogadores. Resumindo, estivemos entre 10 a 15 minutos a tentar arranjar um local, com a ajuda da organizaçao para jogar. Entretanto conseguimos um local e seguimos com o nosso jogo. Era Monarch deck vs Monarch deck e no primeiro jogo, ele levou a melhor, conseguindo vantagem mais cedo e controlando o jogo desde o inicio. No segundo jogo fui à board e meti um random stein, que me valeu a vitória no segundo jogo, sacando 1 heavy storm e 1 stein na altura ideal para o otk. No terceiro jogo estava tudo equilibrado até que chegou a timeout ( yep, mesmo perdendo akele tempo todo a procura de mesa, eles não deram compensação ) e nos turnos o hélio que tinha menos pontos de vida tentou furar para conseguir vantagem, porém uma mirror force ditou o resultado do jogo, que podia ter ido para qualquer um dos lado, não fosse o jogo ter chegado a timeout. Mais uma excelente prova de como os espanhois conseguem organizar torneios!

Chegando à quinta ronda, joguei contra o tipo de deck que se veio a revelar o meu pior matchup, talvex por culpa de não ter outro tipo de searchers na sideboard pa trokar pelos dekoichis. Sim estou a falar de swap control com hidrogeddons. O jogador chamava-se Alexandre e pronto, nada a dizer, jogou melhor que eu, apanhou-me os dekoichis todos com hidrogeddons e criou nos 2 jogos uma presença de campo que não consegui contrariar, ganhando 2-0 e atirando-me pa fora do top 8.

Na sexta e ultima ronda, calhei na mesa 12 contra um italiano a jogar com o mesmo estilo de deck do meu adversário anterior, já não me recordo do nome dele, mas ao meu lado, na mesa 13 estava o joao rocha a jogar contra o paulo ribeiro, resumindo já estavamos todos fora do top8, excepto o luis leite e o nuno pinho que tinham ambos 4-1 no score e bastava-lhes supostamente 1 vitória para fazerem top8. O jogo começou bem para mim, saindo-me uma jogada inicial que se resultasse, seria práticamente game over pro meu oponente, pois fiz set de 1 treeborn e set de 1 torrential tribute, quando tinha thestalos na mão e heavy storm. O gajo sem mais demoras atira 1 heavy storm pro campo, enfia 1 cyber dragon juntamente com 1 hidrogeddon e pronto, la se foi a minha vida pa 4300, sem nada no campo e contra 3 monstros, tendo apenas o frog ke iria voltar e o thestalos que entrou e ficou numa sakuretsu. 1-0 e mal comprei a minha mão no segundo jogo, desisti logo, éra péssima.

E pronto, score péssimo da minha parte (3-3) retirei-me do local do torneio para ver como tinham ficado os restantes portugueses. Fiquei a saber que o luis leite e o nuno tinham ambos perdido o ultimo jogo, ficando 4-2, juntamente com o paulo que tinha ganho ao joao rocha na ultima ronda, os restantes portugueses ficaram entre os 3-3 e os 2-4 acho. Descobrimos depois da divulgação do top 8 por parte da organização, que o jogador que ficou em 9º lugar tinha feito 5-1 no score ( ouch, deve ter fikado doente )... Bem, os portugueses conseguiram um 11º lugar ( luis leite ), um 15º ( paulo ribeiro ) e um 19º lugar ( Nuno Pinho ), ficando os restantes la pra zona dos 30 e tal... Na minha opinião foi um torneio péssimo para os jogadores portugueses no geral, e a organização do mesmo foi das piores que já vi, com pouco espaço, falta de papel de ronda, arbitros, enfim, espanhois xD, e mesas fantasma :P

De seguida fui ver como tavam a ser os side event, e não fiquei nada surpreendido. Semelhantes ao main event, com poucos jogadores, organização inexistente, e apenas foram sealed deck. A única regra existente era que os decks teriam que ter um minimo de 30 cartas (quando as regras da ude dizem que o minimo permitido são 20 cartas para sealed decks...). Os prémios não eram mais que 4 boosters de potd para os primeiros classificados... Realizaram-se 3 sealed decks side event, no primeiro o miguel moreira ficou em 1º lugar, no segundo event ficou o Hélio em 1º lugar, e no 3º event no qual supostamente iria participar, nem sequer cheguei a jogar, fui antes ver a final do main event.

A final do main event emparelhou 2 espanhois, 1 de barcelona que se chamava (insert random spanish name here ) e o outro não sei de onde era ao certo nem como se chamava tb :P. O vencedor do torneio utilizava um stein otk com cyber phoenix’s e o outro pareceu-me ser um monarch deck normal. No primeiro jogo, passado um bom bocado de tempo, o jogador de monarcas coloca 1 sakuretsu armor set e passa o turno para o seu oponente que activa um premature burial numa cyber phoenix, invoca um cyber stein, paga 5000 e invoca um cyber twin dragon e atacou à confiança com tudo, para jogo. O jogador de monarcas chamou o arbitro e indicou-lhe que o seu adversário não tinha a fusion board no campo e disse que nem sequer lhe indicou que tinha uma no inicio do jogo. A resposta do arbitro foi simples, a jogada foi considerada válida e o jogo seguiu na mesma sem haver sequer 1 warning. O segundo jogo foi rápido, logo no inicio o de monarcas lança uma confiscation, paga 1000 e observa a mão do oponente, viu que não havia material suficiente para 1 otk, descartou uma delas ( acho que foi ou um limiter removal ou um meagmorph ) fez 1 set m/t e passou. O seu adversário pega, compra 1 graceful charity, activa, e para a mão vêm 1 cyber stein e um megamorph ou limiter removal já não me lembro ao certo. Descarta duas, activa giant trunade e GG stein otk. Tinha sido encontrado o vencedor do torneio, num jogo em que, sinceramente, a sorte foi o melhor atributo do gajo que venceu... Em jeito de curiosidade, este jogador apenas tinha perdido 1 jogo nas rondas suiças, e foi contra o luis leite lol xD.

E pronto, tinha acabado o pharaoh tour, passamos o resto do tempo a fazer trocas, a comentar a nossa falta de sorte e claro, fomos depois à sala de prémios ver a entrega dos mesmos. Ao entrar consegui embater com o joelho num dos braços de uma cadeira, partindo-o no processo. Pelos vistos ninguem reparou xD.

De volta ao hotel, saimos novamente para ir jantar e acabamos por ficar num pequeno café snack bar onde subitamente, no final do jogo valencia-zaragoça, começa a dar uma série pornográfica bastante explicita em geito de documentário, escusado será dizer que nem sequer mudaram o canal, mesmo havendo ppl menor de idade no local xD.

Regresso ao hotel, dormir, levantar cedo na manhã seguinte para ir passear por toledo e comprar umas lembranças. As lojas não eram muito variadas, e básicamente só se vendiam armas, armaduras, tabuleiros de xadrez medievais, e pequenas lembranças que apenas eram grandes no preço... Mas enfim, as lojas de armas fizeram as delicias do nosso especialista de armas, miguel moreira que comprou uma espada romana de 95€ e dos restantes apreciadores de armas medievais como eu por exemplo. Visitamos alguns monumentos, nomeadamente a catedral de toledo, onde, o habitual puto estupido só fazia barulho e não parava quieto, como tal tivemos que o colocar cá fora xD, mas o tempo já não era muito e tivemos que ir comprar bilhetes para a camioneta pa madrid. Porém o puto estupido, mesmo sem querer, consegue fazer das suas, e ao deixar no seu saco que foi juntamente com as malas das restantes pessoas, uma garrafa de agua mal fechada,conseguiu molhar as malas a cerca de metade das pessoas que viajavam na camioneta. Duas senhoras ainda vieram mandar vir com ele, que se estava a rir enquanto olhava pro seu saco molhado e garrafa vazia ( enfim...).

Enquanto se esperava pela camioneta para o porto, o miguel e o hélio fizeram um jogo com os decks que utilizaram no sealed deck event lá em toledo, de modo a verificarem quem dos dois ganharia a shrink caso esta fosse dada aos side event também. Acabaram por acordar num empate, embora o miguel tenha dado a volta ao jogo depois de comprar com bastante “skill” 3 cartas na sua draw phase, visto que a camioneta estava prestes a arrancar xD.

A viagem de regresso ao porto correu normalmente, excepto talvex pela paragem de meia hora para a policia espanhola verificar o passaporte de um dos passageiros, da dôr de cabeça com que eu ia, e de termos ke ver um filme de cowboys “ Trinidad” em espanhol falado que era mesmo muito mau... O puto estupido, como não podia passar a viagem inteira sem fazer das suas, conseguiu não parar quieto 1 segundo, e espalhar o seu deck pela camioneta 3 vezes no processo...

Quando chegamos à praça galiza, enquanto se esperava pelas 6 da manhã, alguem teve a ideia brilhante de atribuir um pc alienware ( que era uma capa de cartas com 1 papel que continha o simbolo da alienware desenhado pelos artistas de serviço) e um shrink ( que era um rush recklessly com shrink escrito ) aos grandes vencedores dos side events, que os receberam em cima de uma estátua na praça galiza as 5 e meia da manhã. Ok que embora não houvessem muitas pessoas a passar por ali naquela hora, todas aquelas que passaram e que eventualmente pensaram que aquele pessoal estava completamente doido, ao reparar nas garrafas de vodka quase vazias que estavam nos bancos do jardim, verificaram que o caso não seria apenas loucura xD.

E pronto, chegou ao fim mais um fim de semana no estrangeiro, onde correu tudo bem excepto o torneio em si, mas pronto, o pessoal divertiu-se quanto baste e isso é o que interessa... acho eu... argh que a shrink dava jeitu...

Foram tiradas várias fotografias ao local do evento, cidade, e às pequenas ocorrências que foram sendo mencionadas por aqui, depois vejo uma maneira de as arranjar e as colocar por ai xD

Bem quanto ao torneio em si:

Pontos altos:

- Preços do material, que eram 2 euros por booster, tins e special packs a 8 euros, entre outros
- Prémios para o main event fantásticos

Pontos baixos:

- Local do torneio com muito pouco espaço
- Fraca organizaçao
- Pouco numero de pessoas
- Arbitros espanhois não são lá grande coisa...
- Não ter ganho um portugues :P
- Pharaoh Tour “ibérico” só ter material em espanhol...

3 Comments:

Blogger Usual Suspect said...

Excelente report Zé, do melhor que tenho visto e deu bem para ver como foi a "Aventura - Toledo".

Pena os resultados, mas como sempre digo, isto é um jogo.

As "Desventuras do Puto Nuno"!!!!! bem, sem comentários.....

10:41 da tarde  
Blogger Usual Suspect said...

Ah, já me esquecia, manda-me as pics, nem que seja das mini-saias ;-)

10:42 da tarde  
Blogger Snirp said...

Hehe, o puto é algo dificil de descrever...

Bem as fotos recebi algumas do local do evento do paulo, queria ver se os restantes fotografos de serviço têm mais fotos, depois envio-te tudo ^^

10:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home