quarta-feira, julho 13, 2005

Cartas em desuso

Ora bem, face ao panorama de jogo actual e sem se vislumbrar o Imperial Order a sair da lista de banidas, o que fazer para evitar tantas mágicas à solta em tantos baralhos por aí?
Uma soluçaõ drástica seria voltar a usar o Magic Jammer, aos 2 por Deck, mas a parte do descarte torna-se difícil, principalmente numa parte avançada do duelo, em que todas as cartas contam.
Mas e que tal uma Cursed Seal of the Forbidden Spell? Ainda é descarte, de apenas cartas mágicas, mas com a vantagem assombrosa do oponente não poder jogar a carta negada e destruída, assim como outra com o mesmo nome. Até podemos activar uma nossa, fazer Chain com a Cursed Seal of the Forbidden Spell, o efeito de negar todas as cartas do oponente com o mesmo nome ainda vai funcionar. A nossa também será negada, mas é sempre uma estratégia. Imaginemos, depois de eu flipar um cyber jar, só eu tenho 4 monstros no campo, o meu oponente ficou sem nenhum e saiu para a mão dele um snatch ou um Lightning Vortex. Felizmente para mim, também tenho um snatch na mão ou um Lightning Vortex e a Cursed Seal está face down no campo. Jogo a minha mágica, nego-a, o opoente já não vai poder activar a dele. Muito situacional? Talvez, mas em Yugioh, quantas vezes não perdemos um jogo por causa de uma simples carta que deu a volta ao rumo do jogo?
Outra hipótese seria a carta My Body as a Shield. Em alguns decks na net, esta carta aparece, ou no Main ou no Side Deck. Custa 1500 LP para activar, mas nega um Vortex, Trap Hole, Bottomless, Mirror Force, Sakuretsu... como é Instant, até a podemos jogar da mão no nosso turno, em qualquer altura, excepto no hiato de tempo em que se processa o cálculo da Battle Damage, na altura do flip do monstro por ataque. Como é óbvio, não vai negar o efeito de flip de um Man Heater ou Cyber Jar se for flipado por ataque, mas nega se fôr por Flip Sumon.
Até podemos atacar um monstro, sem nada na nossa zona de spells/traps, o oponente activa Sakuretsu para se proteger e lá vai da mão o My Body.
É claro que também podemos esperar pela saída das próximas expansões, ou investir mais em The Lost Millenium e colocar no deck vários monstros que não são afectados por cartas mágicas....

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Axo k nao deste muitas soluçoes para oproblema das spell. Nao tou a ver ninguem a usar "My Body As", ou outras k mencionaste. O k ainda e mais viavel sao os monstros imunes a spells.
Mas o problema das spells de serteza k nao ficara por aki, so mesmo kndo sair alguma coisa tipo imperial order e k as coisas poderam vir a mudar.

6:10 da tarde  
Blogger Snirp said...

So existe uma solução para a quantidade absurda de spell cards e chama-se imperial order.

Aguardo que a ude tenha o bom senso de em outubro acabar com este dominio abusivo das spell cards e fazer regressar a imperial order.

6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bastava banir duo e pot e entrar outra torrential....
a ke eu tenho mais pena de tar banida é mesmo a mirage... era tao fixe...

7:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

My Body As A Shield
Group: Spell Card
Type: Spell
Icon:Quick-Play
When your opponent activates a card that has the effect that destroys 1 or more monsters on the field, pay 1500 Life Points to negate the activation of the card and destroy it.

Vamos ver com atenção a quantidade de cartas que esta carta nega, tendo em conta as mais utilizadas:

Spells:

Nobleman of Crossount
Lightning Vortex
Smashing Ground

Traps:

Mirror Force
Torrential Tribute
Ring of Destruction
Sakuretsu Armor
Bottomless Trap Hole

Monsters:

Black Luster Soldier - Envoy of the Begginning (nega o efeito de remover ou se atacar pela segunda vez e destroi o BLS)
Tribe-Infecting Virus
Exiled Force

Acho que afinal não é assim tão má, considerando o facto do oponente estar a esperar a altura certa pa usar uma Mirror Force ou um Torrential, um Vortex ou um Nobleman, um BLS ou um Tribe...

9:58 da tarde  
Blogger Snirp said...

A carta nao é má, mas é um bocado comparavel ao premature burial vs autonomous action unit que em x de 800, paga-se 1500 e faz-se reborn de 1 monstro do oponente no nosso field.

1500 e um custo muito caro e pode fazer com ke o uso da carta se torne complicado em diversas situações.

De qualquer modo, o my body as a shield nao nega efeitos que ainda nao se sabe se vao destruir o monstro ou nao, tipo barrel dragon, time wizard e penso que o 2 atake do blackluster se inclui aki, pois o momento em ke o monstro é destruido e na damage calculation, na qual n se pode activar o my body as a shield.

10:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao vale apena insestir no "My Body As". Ninguem vai usar essa carta, tem custo muito elevado e nao compença.
Talvez concorde com o snirp, mas o imperial order e muito abusado.

11:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Zé tens razão quanto ao segundo ataque do BLS, estava a confundir com o Divine Wrath.

No entanto, eu acho que a comparação com o Autonimus não é correcta.

O facto de poder surpreender o oponente, ou arruinar um Torrential Tribute no timing certo, é uma grande vantagem.

Ali o anónimo falou do custo. O que preferias, ter o campo aberto e levar com 1600-2000 de dano, ou pagar 1500 Lps, e manter os teus monstros? Além disso é excelente quando queres manter o BLS ou Jinzo protegidos no campo. É também uma forma excelente de proteger-se dos Nobleman of Crossount.

Só porque olhas para a carta e ela é comum e parece fraca, bem como não está na maioria dos decks, não quer dizer que não valha a pena olhar para ela, e até mesmo testá-la. Se vires o deck do Jae Kim no último Shonen Jump, ele usa dois. Escusado será dizer que o Jae Kim é um dos jogadores que mais sabe sobre o jogo.

8:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Essa carta esta realmente em desuso, pelo k eu vi nos mundiais top15 em 3 decks penso eu... por um dos campiões japonese na altura... Esta carta é uma das melhores de todo o jogo, mas o custo de 1500, pode nos levar rapidamente com ring ou cylinder ou um jinzo a frente os pontos de vida a zero, yugioh tem um male, tem cartas existentes neste formato k sozinhas ganham jogos tipo envoy e duo, pot ... e comecar apenas com 6 cartas ... nem muligan há ... se esse custo baixasse para 800 era usada mais k uma, para proteger de crossout a maioria usa ceasefire, mas crossout ta ser jogada em duas pois a maioria abusa de flips como na america ... de nada vale contra beatdown, acho k voces estão a valorizar muito a crossout...

11:21 da manhã  
Blogger Snirp said...

Para mim 2 crossouts são bons mas não propriamente para remover 2 monstros facedown num jogo inteiro, mas sim por aumentar a probabilidade de abrir o jogo com 1 nobleman na mao.

Muitas vezes, 1 bom inicio de jogo, passa um pouco por descobrir, ou simplesmente anular a estrategia inicial do oponente. Um monstro facedown e 1 ou 2 traps é o mais utilizado para se abrir o jogo, porque serve nao so para se defender e contra atacar, como para esconder o seu jogo do oponente, aguardando por um atake ao facedown que pode simplesmente destruir o jogo inicial ao oponente no caso de ser uma pyramid turtle, ou um sangan, ou ate uma magician of faith depois dakelas fantasticas maos de pot, gracefull etc xD

Ao concluir que no inicio e ke se decide 60% dos jogos, acho ke aumentar a probabilidade de começar o jogo com 1 nobleman na mão não é de deitar fora.

Pode acontecer que se o oponente jogar 1 faceup monster de beatdown ( atake elevado e tal ) o nobleman nao sirva de muito, mas nesses casos sabes perfeitamente qual o jogo do oponente e podes defender-te como deve de ser, pelo menos durante o primeiro jogo, ja ke no segundo podes sempre ir a sideboard arrumar 1 crossout pra canto e substituir por algo ke remova faceups.

Falando novamente no my body as a shield, considero que seja uma carta boa, porém arriscada. Se ela sair no inicio do jogo, ou pelo menos nos turnos iniciais, onde as variações de lifepoints sao baixas, é optima e pode decidir rapidamente 1 jogo ou virar o rumo do mesmo. Porém é um mau topdeck e torna-se pessimo mesmo quando a tua vida ja e baixa, mais pro final do jogo, dai ser uma carta arriscada. Talvez a sua versatilidade compense.. é uma questao de lhe dar uma chanse e ver como se safa.

1:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao vou mudar de opiniao sobre a "my body", ja testei essa carta e nunca me deu xeito em situaçao alguma, muito pelo contrario ate me prejudicou, devido ao seu custo de activaçao.

Ainda axo k e preferivel uasr montros imunes a spells do k a sugestao k deste ByaKuGan|NeJi.

Agora uma carta k ate poderia dar bastante geito era o magic drain.

1:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não disse que era fácil usar o Mbaas.

Há cartas que só são para ser usadas por jogadores com mais experiência, habilidade, conhecimento do jogo, frieza, etc.

Por exemplo, o Jae Kim.
Se reparares ele joga sem Scapegoat e com dois Mbaas. Pode parecer ridículo, mas o que é certo, é que ele chegou aos quartos ou meias finais do torneio da Shonen Jump, e arrumou o Wilson Luck. Isso diz alguma coisa.

Quanto ao Magic Drain até pode safar num determinado momento, mas não me parece que compense para a maior parte das situações.

8:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Podes ter razao iventualmente, mas o Jae Kimnao nao passou dos quartos de final enkanto outros k preferiram usar "goats" foram os melhores do mundo.
Klaro k tens razao kando dizes k uns jogadores tem mais experiencia k outros isso e um facto, mas nao e so a pericia k konta mas tbm
a forma como se organizado um deck. E nao sei se foi a melhor opçao usar 2 "My body as".

Mas pronto cada pessoa tem a sua opiniao e so tenho e de respeitar isso.

Mas tem calma tu vais com sorte pork vais ser o arbitro do torneio dia 23 se nao keria te ver a jogar com 2 "My Body As".
Isto e so um aparte(uma brincadeira)!

9:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Axo k nao vai haver mais nenhum arbitro para alem de ti.

Agora essa ultima pergunta k fizeste e um pouco subjectivo, pork nao sao todas as jogadas k usamos o "My body" e k logo a seguir ganhamos o jogo.

Na tua opiniao nao axas melhor usar monstros imunes a spells do k estar a pagar um preço abusivo so para negar uma spell??

2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já é a segunda vez que falas de monstros imunes a spells, mas isso não faz sentido.

Primeiro vamos analisar que monstros imunes a spells é que há:

Horus the Black Flame Dragon LV6
Attrib: Fire
Type: Dragon/Effect
Level:6
Atk: 2300
Def: 1600
As long as this card remains face-up on your side of the field, it is unaffected by any Spell Cards. During the End Phase of a turn that this card destroyed a monster as a result of battle, send this card to the Graveyard to Special Summon 1 "Horus the Black Flame Dragon LV8" from your hand or Deck.

Silent Swordsman LV5
Attrib: Light
Type: Warrior/Effect
Level:5
Atk: 2300
Def: 1000
This card is unaffected by your opponent's Spell Cards. If this card successfully attacks your opponent's Life Points directly, during your next Standby Phase, send this face-up card to the Graveyard to Special Summon 1 "Silent Swordsman LV7" from your hand or Deck.

Estes dois são os principais.

Ambos são tributos, e não se encaixam assim muito bem em qualquer deck.

Ainda há outra coisa que te está a falhar. Tens falado muito de spells, mas o Mbaas, nega também efeitos de traps e de monstros. Aliás, acredito que quando é usado, normalmente é para negar traps, depois monstros, e só por fim é que nega spells. Se reparares, só há praticamente 2 spells que são muito usadas, e que são negadas pelo Mbaas, Vortex e Smashing.

Realmente o Jae Kim não ganhou o torneio. Realmente eu pessoalmente prefiro Scapegoats a Mbaas. Mas o que está aqui em questão é que houve 1 jogador que foi capaz de chegar aos oito melhores de entre duzentos e tal, que não usou Sgapegoat mas sim Mbaas.

O meu objectivo com isto não é que agora se passe a usar Mbaas, mas sim que se veja o verdadeiro potencial da carta, para se for necessário poder ser mais uma a ter em conta.

11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Axo k voces continuao a dar mt valor a essa carta my body.

Vamos ver se no torneio dia 23 vai haver alguem k tenha perícia de usar essa tao carta discutida my body. E ja agora gostava de a ver em acçao para confirmar akilo k voces dizem de maravilhoso.

7:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava k o snirp desse a sua opiniao sobre a my body, se fosse possivel e klaro!

8:13 da tarde  
Blogger Snirp said...

Eu ja falei nessa carta, fica aqui o meu proprio quote:

"Falando novamente no my body as a shield, considero que seja uma carta boa, porém arriscada. Se ela sair no inicio do jogo, ou pelo menos nos turnos iniciais, onde as variações de lifepoints sao baixas, é optima e pode decidir rapidamente 1 jogo ou virar o rumo do mesmo. Porém é um mau topdeck e torna-se pessimo mesmo quando a tua vida ja e baixa, mais pro final do jogo, dai ser uma carta arriscada. Talvez a sua versatilidade compense.. é uma questao de lhe dar uma chanse e ver como se safa."

A minha opinião é simples. Se usada no momento oportuno pode decidir 1 jogo a nosso favor, se usada no inicio do jogo, pode safar o nosso jogo de muitos problemas, se nos sair em situaçoes de low lifepoints, topdecks, final de jogo etc, é basicamente um estorvo.

É versatil, pode ser muito boa no que faz, mas nem sempre a podemos usar...

9:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home