sexta-feira, julho 08, 2005

Carta do Dia - 3 - Brain Control TLM-EN038



Brain Control
Normal Spell, Super Rare
"Pay 800 life points. Select 1 faced-up monster on your opponent's side of the field. You may control that card until the end phase of this card activation turn. "
A carta de hoje é bem conhecida do anime e é a única carta da expansão Lost Millenium com possibilidades de entrar em todos os decks.
Em virtude das várias alterações que o jogo tem sofrido esta é sem dúvida a parente pobre da "Change of Heart" que veio para ficar.
Quanto às potencialidades acho que ninguém dúvida, quer roubando o monstro adversário para o sacrificar, utilizar o BLS do adversário (ouchh), etc..
A dúvida que existe é se realmente ela tem lugar no main deck. Parece-me que o problema não vem do pagamento, já que várias outras têm esse ónus para serem jogadas (premature, delinquent, etc.) mas sim do facto de só atingir "face up", mais parecendo um Snatch Steal de um só turno.
Basta ver que a adesão não tem sido pacifica e no top 8 dos EUA só 3 o utilizavam no deck principal para além de um no side deck (ver aqui).
Em súmula, no ambiente em que já existem snatch steal, enemy controller, creature swap, esta carta deve entrar ou não no main deck? Em substituição de alguma?
Deixo os especialistas que aqui andam ficar com a última palavra...


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta carta vai ter entrada directa para o Main deck de mais de metade dos meus decks, mas para os decks de chaos control que apenas usam Jinzo e Airknight como montros de tributo e num ambiente recheado de scapegoats que basicamente tornam a carta inútil a menos que o monstro roubado saia de jogo, não me parece que esta carta consiga ser utilizada a 100% na maior parte desses decks.
Os bons jogadores vão certamente conseguir abusá-la com um ou dois combos, os que apenas conseguem copiar decks da net vão descobrir que não é tão boa como parece à primeira vista.

11:40 da tarde  
Blogger Snirp said...

É sem duvida uma boa carta. Nao digo que seja optima, mas é definitivamente boa.

Por acaso é 1 carta que me tem dado que pensar se a meto ou nao no deck, mas estou com grandes duvidas a ver se vai dar a utilizade que espero de um investimento acima dos 20 euros.

Nao consigo decidir-me por uma unica carta do meu deck que tire para meter esta... provavelmente nao vale a pena ^^

4:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ha dois/tres meses kuando vi pela primeira vez o efeito fikei pasmado com o k vi, parecia um sonho a carta.
Porém não sabia o k tirar do deck para por isto visto ter dois tribute monsters na altura, esperimentei por em proxe(?) tirar uma book of moon k era a única na altura a ke estava em risco de sair, mas o facto de ser uma target only face up tinha muito a desejar pois no decorrer da mão costumava ter ao lado uma snatch steal juntamente com uma smashing ground, o kera estúpido. Não deixa de ser uma carta bastante razoavel, mas fica nakele grupo de dúvida juntamente com outras de grande potencialidade mas de sideboard tais como ceasefire, magic cylinder...
Por ke não amanha a carta do dia não ser a carta k veio mudar um pouco o metagame - tsukuyomi, estou na dúvida em fazer um goat control mas a dúvida com k me deparo é kual é melhor? um Exiled Force ou um Tsukuyomi( assim posso por a double crossout e outra phosis more little goats...

12:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venho pedir ao blogowner cujo nome não sei para numa próxima carta do dia ser invocado o nome de cartas bastante jogadas no torneio mundial de 2003 e agora serem eskecidas talvez porke não havia muitos jogadores para haver melhores estratégias e escassez de cartas apesar de nessa altura haver muitos decks bastante razoaveis( pelo k achei k so tres merecem destake dessa altura ng yu leung, shigeki kitamura e mike rosemberg) mas k serviram o próposito de yata lock, tais como drop off, don zaloog( reduzir a mão o máximo possível para k o pekeno bird ganhasse a partida) .
Será k Don Zaloog ( a minha carta preferida) se enquadra neste formato, marcado pelo abuso de traps e de pastores...?

Não concordo devido a escassez de powerfull effect cards tais como harpies feather duster, dark hole, raigeki, imperial order -( não concordo com o snirp em voltar a entrar pois já um jinzo é pesado para umas 7,8 trap cards; imagina uma carta própria para parar 16 spells- experimenta jogar no outro formato)- k a carta mais abusada desse ano estivesse banida agora, yata garasu. k dizem voces?

12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem trocaria um enemy controler de um deck de chaos control por um brain c.? EsTa carta tem as suas semelhanças cm o enemy, temos um custo a pagar nas duas, um a nivel de monstros outro a nivel de live points.
Realmente esta carta so e bm aproveitada em monstros cm grande poder como bls ou jinzo, ou seja num monento curcial do jogo.
Para min um samshing ground consegue ser melhor ou ate um metamor.
Kanto a imperial orders e raigeki elas estao muito bm banidas. Agora estas novas bans foram muito estudas em algumas cartas, retirar um confisc e um forcef para porem uma carta desde sempre abusada delinquent d.

8:52 da tarde  
Blogger Snirp said...

Sinceramente, acho ke o forcefull sentry era 2 vezes mais abusado que o delinquent duo.

Era uma festa quando me saia o forcefull, deixa ver a mao ao gajo, tirar a carta mais xata ( que nem era pro grave, era pro deck again, ou seja, nem com magician of faiths ou recursion cards a ias buscar.

A unica coisa que o delinquent tem que o fax bom é ser uma carta e 1000 de vida para roubar duas. O forcefull nao tem custo e parece nao ser tao bom porque é apenas uma carta para roubar uma, porém ver a mao ao oponente é simplesmente priceless..

Quanto a imperial order, eu sou um defensor que ela deveria sair da ban list. Não é por ela negar 18 spell cards que cada deck tem deve ficar banida, é por haverem decks a terem 18 spell cards que ela devia ser desbanida xD. Na minha opiniao, o pessoal so nao usa mais traps, porque existe 1 jinzo e uma possibilidade de encontrar 1 ou mais royal decrees que as negam fortemente. Contra magias o que é que existe de tao eficaz? Absolutamente nada. Dai elas serem muito usadas, simplesmente porque sabemos que ao baixar um pot, um delinquent ou um lightning vortex, nao ha nada que os vá parar, a nao ser que os oponentes começem a utilizar magic jammers outra vez ( lol ). A imperial order e 1 carta restrita a 1 que podia resolver muitos dos problemas de spell overabuse do jogo.

10:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comcordo cm essa ideia, mas ia desfazer os decks todos. E decerteza nao iriam desbanir so o imperial. Decerteza k iriam desbanir outras cm o mesmo kalibre s se kalhar nao iria ser muito bm.
Agora se m disseces k o bls fosse banido concordaria totalmente, mas isso ja nao e novo.

11:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home