terça-feira, julho 05, 2005

Comprar cartas no Ebay - 1 Parte

Compro cartas de Yu-gi-oh no “Ebay” há cerca de dois anos e foi por ali que consegui quase toda a minha colecção (quem me conhece sabe que tirando as inatingíveis tipo Cyberstein, Mateo e outras, poucas cartas me faltam).
Por várias vezes fui questionado como fazê-lo, de que tinham visto BLS a €0.50, etc. e dai a ideia deste guia.
Apesar de não parecer, a compra de cartas no "Ebay" tem muito que se lhe diga, e sem os cuidados necessários a “banhada” é mais que certa.
No entanto, seguindo algumas regras básicas podem conseguir-se preços bastante inferiores ao dos sites tradicionais (Toywiz e afins).

Partindo do princípio que temos conta no Ebay e o pagamento será através de Paypal (o método mais seguro), procuramos a carta que pretendemos através do motor de busca “serch”, imaginemos “Black luster soldier ioc” (para não aparecer o ritual).
Aparecem uma série de resultados, e a primeira coisa a fazer é a triagem do que é verdadeiramente um BLS e do que aparenta mas é na verdade um sorteio em que poderá sair tal carta.

Reparem neste leilão:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&category=31395&item=5215537770&rd=1
Parece ser (a imagem mostra-o) mas é o que se chama um “grab bag”, ou seja, uma grande tanga :-) .
Primeira regra, apesar de parecer evidente, é ler bem a descrição onde a mesma deve referir expressamente o nome da carta a que diz respeito o leilão, e atenção, a condição da mesma, se está mint ou near mint, ou ao invés, played e, cuidado, se é american tournament legal.

Depois, não menos importante, vem a verificação da reputabilidade do vendedor, ou seja, o “feedback score” e o “positive feedback”, em que o primeiro é o número de transacções positivas e o segundo a percentagem delas em relação a todas as recebidas.
Aconselho a não comprarem a quem tenha menos de 100 no primeiro e pelo menos uma percentagem de 98% no segundo.
Nem sonhem em comprar a quem tem 1 ou 2 de feedback apesar dos preços espantosos, pois é na grande maioria das vezes falso ( e não se deve estar disposto a pagar para ver quais...)

Mas não acaba por aqui, já que precisamos que o vendedor esteja disposto a vender para Portugal.
Isso resulta do campo “ships to” onde deverá dizer wordwide ou pelo menos europe. Por vezes, apesar de dizer só EUA um email a perguntar se dá o jeitinho resulta, mas só raramente.
Muitas das vezes, no próprio texto diz “do not ship internationally” e aí azar (é só pena a maior parte das vezes serem os que têm os melhores preços).

Muito importante é quanto é que é cobrado pelo shipping, campo “shipping cost”, no fundo da página.
Isto por vezes é determinante, já que há vendedores que apresentam grandes preços mas depois cobram-se exorbitâncias pelo correio.
Neste momento, um valor de 3 a 4 dólares é o único aceitável. Mais é roubo. E, cuidado, saber sempre o seu valor antes de fazer um lance, já que depois é tarde demais.

Depois de tudo isto, deveremos infelizmente ficar apenas com um ou dois leilões de jeito para a carta que queremos (motivo pelo qual, pessoal do Porto, nem sempre consigo arranjar preços mais baixos ;-) )
Como fazer a seguir fica para uma próxima vez.





3 Comments:

Blogger Snirp said...

Optimo artigo!

Concerteza vai servir de ajuda a todos aqueles que se querem aventurar nos caminhos do ebay xD

12:07 da manhã  
Blogger Usual Suspect said...

Isso fica para uma segunda parte, que poderá se chamar "como evitar ser chul*** no nosso próprio país" :-)

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja que compras cartas nao queres comprar as minhas? o meu email é m_m_machado@hotmail.com. entre em contacto comigo e ja vez as minhas cartas e o negocio que podemos fazer

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home