Grande torneio que foi este Nacional!!!
Antes de mais compareceram à chamada 65 jogadores. Um número que se comparado com outros países não é especial mas para a nossa pequena comunidade é relevante e demonstra nitidamente que o jogo tem vindo a crescer.
O que também é notória a evolução é sem dúvida ao nível do metagame. Enquanto que no ano passado, com 50 jogadores, muitos haviam com decks medianos ou mal construídos, desta vez cada adversário podia constituir uma séria dificuldade.
Nota-se que tem havido grande investimento ao nível das cartas, finalmente se compreendeu a importância do side deck, as jogadas são pensadas, as rulings melhor compreendidas.
Claro que houve misplays, ouve até jogadores a levarem game loss, outro trazia dois spirit reapers no deck…, mas isso não invalida o que disse, e a maior parte das vezes os problemas que houve tiveram mais a ver com nervosismo, do que com falta de conhecimento.
Isso leva a outra coisa que foi notória em todos os jogadores, uma grande vontade em vencer e uma grande confiança que o iriam conseguir.
Basta vos dizer que até ao fim das três primeiras rondas quase ninguém se mostrava interessado em trocar cartas, o que só aconteceu lá mais para a frente do torneio quando os resultados negativos começaram a aparecer.
Achei excelente o local do torneio, óptima maneira de divulgar o jogo, e em que a Diver não se poupou a esforços para dar um ar profissional ao evento.
Desde marcador electrónico projectado em ecrãn com o tempo da ronda, até à mesa nº1 ter direito a filmagem contínua, a dar em directo em dois plasmas, deu para ver que com um pouco de esforço podemos ter torneios dignos da Europa/EUA.
Um único reparo. Tendo em conta de tudo o que acabei de dizer, o vencedor não ter sequer direito a uma box inteira como prémio, não me parece o mais correcto e até um pouco estranho. Enfim, fica o reparo.
Pensei que vos ia contar muito mais, uma vez que pensei que ao fim das minhas primeiras derrotas, que achava que rapidamente chegariam, iria começar a fazer reports, analisar decks, enfim, o que costumo fazer nestes torneios.
O problema é que as derrotas demoraram a aparecer, e quando dei por ela estava no Top8. Se me apetecer ainda faço o meu report…
Entretanto, já coloquei abaixo a classificação após as 7 rondas do Swiss Format.
Os jogos do Top8 foram os seguintes, com 5 jogadores do Porto, 2 de Campo Maior e 1 de Lisboa (tirem as vossas conclusões…)
Hélio Babo (Demise) vs Filipe Araújo (Monarch Control)
Luís Cardoso (Demise) vs Luís Leite (Demise)
José Lopes (Gadgets Dimensional Fissure) vs João Amaral (Six Samurai)
José Martinho (Perfect Circle) vs Pedro Dias (Warriors)
Meias Finais
Hélio Babo vs Luís Leite
João Amaral vs José Martinho
Final
Hélio Babo vs José Martinho
Vencedor
Hélio Babo