terça-feira, maio 30, 2006

Já que ainda aparecem pessoas com dúvidas devido a não terem lido os comentários sobre o Nacional, aqui fica na integra, o meu comentário e avaliação, como árbitro do Nacional. De notar que todas as decisões do árbitro principal são finais e oficialmente válidas e nem o organizador do torneio pode intervir. Quando muito, pode dar a sua opinião sobre o assunto, assim como vários jogadores já o fizeram.

Avaliação:

"Leiam, pensem e encerra-se aqui a questão.

Boato do Nacional

Num conhecido blog português, este mesmo, e no blog de campo Maior, começaram a surgir comentários sobre o Nacional.
Um dos jogadores do Top8, Bártolo Faria (identificado como bartolo e donzaloog), além de fazer um comentário a dizer que concedeu o jogo na 6ª ronda para o Filipe Araújo, lançou o boato que o fez mediante um pagamento.
Ora, na Política Oficial de Torneio UDE Válido até 1 de Outubro de 2006, vem descrito no ponto 21:

21 Conceder um Jogo

Os jogadores podem conceder um jogo ou uma ronda em qualquer altura desde que essa concessão não involva qualquer compensação em troca da concessão. Os jogadores não podem oferecer a seus oponentes nenhum tipo de compensação ou suborno em troca de uma concessão.

Uma concessão é sempre possível, seja em que altura for. O mesmo pode ser feito em Magic e em Vs.

Alguns jogadores podem pensar que é injusto, mexe bastante com as pontuações, mas as regras permitem fazer isso, neste e em qualquer outro jogo.
O que não pode nunca ser feito é existir um pagamento ou compensação para um jogador conceder, boato que um dos intervenientes lançou e que mais tarde, depois de ver os comentários que se seguiram ou depois de pensar melhor, veio desmentir e contar outra versão. E depois outra, e outra, e outra…

Depois da explicação que me deu o Filipe Araújo (e que acrescentou num dos blogs), explicação do Bártolo (no blog e por Pm no fórum da Diver), declarações de quem viu o 1º e o 2º jogo e outros, papéis assinados da ronda em causa, apenas se prova uma coisa:
Filipe Araújo ganhou a Bártolo Faria por 2-1.
Comentários extra e pessoais, agradecem-se mas tudo se mantém igual, em relação à vitória do Filipe Araújo no torneio.

O boato do Bártolo acerca de um acordo pago, negado a seguir por ele e negado desde o princípio pelo Filipe Araújo, sem nenhuma testemunha a apoiar o boato, apenas vem condenar a atitude do Bártolo que com isto tudo, manchou o Torneio, a vitória do Filipe Araújo e todos os que participaram ou organizaram o torneio.

Concessões são permitidas pela UDE. Boatos não vêm nas regras, faz parte do senso comum.
O Bártolo até pode ter achado que era uma boa piada para lançar para um blog, mas situações destas são de evitar.
Sugeria ao Bártolo que pensasse seriamente no que fez, se mesmo assim não vir o seu erro, aconselho vivamente a parar de jogar, já que a fazer coisas destas, não só se prejudica a si mesmo, como a todos os que jogam e tanto se esforçam pelo jogo.
Obviamente, este caso de difamação (que afinal não passou disso mesmo), terá as suas repercussões, as quais deverão ser resolvidas internamente, já que a UDE não castiga nem condena casos de difamação apenas de boca e sem provas."

Este é o post como árbitro. O meu comentário pessoal, como jogador, está nos comentários neste link, deste blog:
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=13909442&postID=114876678325299687

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vai ai uma confusão....ja para não falar dos links que não funcionam..

1:23 da tarde  
Blogger Snirp said...

Bem, até é compreensivel que por falta de provas, não sejam tomadas acções quanto ao possivel concedimento "remunerado".

Porém não deixo de achar surpreendente que não sejam tomadas medidas contra quem em primeiro lugar, consciente ou inconscientemente, veio causar a confusão acerca do torneio nacional, tecendo comentário no minimo difamadores acerca do vencedor.

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como árbtiro, Sérgio, és uma vergonha!

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fazer melhor? Mas tu tens alguma moral de falar? Depois de aqueles dois fazerem o que fizeram tu vais ver meia duzia de regras da ude e tomas esta atitude? O jogo não evolui mais em Portugal não só devido a dois deficientes como aqueles mas também devido a pessoas que tomam posições e atitudes como tu!

Dois topics a baixo vieste todo importante dizer que até segunda querias tudo explicadinho no teu mail ou sei lá aonde, depois dos enterranços que o idiota do Bartolo disse, depois de haver testemunhas que ouviram determinadas conversas, bla bla bla (...) tu tomas uma decisão desta?!

Acredita que vou fazer os possíveis para chegar à UDE e expor a situação assim como a tua passividade! Pois assim é que nunca haveremos de evoluir!

8:47 da tarde  
Blogger Snirp said...

Deixa lá que anonimos tem uma moral pa falar tb...

9:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não valia a pena estar-me a identificar visto que não sou um jogador assiduo e aposto que nenhum de vocês me conhece, de qualquer modo, chamo-me Alencar e sou de Vila Nova De Gaia... Fui a alguns torneios na antiga F&F Porto...

Só é pena mais ninguém se manisfetar, só eu para aqui a falar...

Era bem feito que para a próxima fizem-se a mesma merda que fizeram no nacional, lembro-me até de outro caralho chamado João Reis que costumava manipular resultados... E isto à cerca de 8 meses...

No entanto, a merda continua a ser feita...

11:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não, nunca me emprestaste nada nem tenho primos que conheças... Já que não sei do que falo, então que me dizes disto:

"O facto de ser uma espécie de "Padrinho" do seu grupo, não é o único motivo pelo qual eu o apelidei de "Mafioso". Acontece que já houve 2 situações onde o João falseou resultados, reportando uma falsa vitória e consequentemente, indo ao top8 em detrimento do jogador que realmente tinha ganho. Não se tratando de uma denúncia nem nada do género, este é um excelente exemplo como se deve ter muito cuidado com a apresentação dos resultados e acompanhamento das classificações durante as rondas."

Foi dito pelo Neji aqui mesmo no blog.

1:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home