Destruição das Defesas!!
Ao invés da carta do dia, hoje vamos analisar 3 cartas ao mesmo tempo, apesar de dirigirmos mais a atenção para a mais recente.
Todas têm em comum o efeito de lidarem com monstros em Defense Position, sendo notório e evidente que destruir a defesa ou o plano do adversário, pode ser meio caminho para a vitória e daí a sua utilidade.
Em primeiro lugar temos:
Mystic Swordsman LV2
Earth, Effect Monster
Warrior, 900/0, Rare
If this card attacks a face-down Defense Position monster, destroy the monster immediately with this card's effect without flipping it face-up or applying damage calculation. During the End Phase of a turn that this card destroyed a monster as a result of battle, send this card to the Graveyard to Special Summon 1 Mystic Swordsman LV4 from your hand or Deck.
*
Depois:
Ninja Grandmaster Sasuke
Earth, Effect Monster
Warrior, 1800/1000, Rare
If this card attacks a face-up Defense Position monster, destroy the monster with this card's effect without applying damage calculation.
*
Por ultimo e acabada de sair no novo set temos:
Drillroid
Earth, Effect Monster
Machine, 1600/1600, Common
If this card attacks a Defense Position monster, destroy the monster with this card's effect without applying damage calculation.
Todas têm em comum o efeito de lidarem com monstros em Defense Position, sendo notório e evidente que destruir a defesa ou o plano do adversário, pode ser meio caminho para a vitória e daí a sua utilidade.
Em primeiro lugar temos:
Mystic Swordsman LV2
Earth, Effect Monster
Warrior, 900/0, Rare
If this card attacks a face-down Defense Position monster, destroy the monster immediately with this card's effect without flipping it face-up or applying damage calculation. During the End Phase of a turn that this card destroyed a monster as a result of battle, send this card to the Graveyard to Special Summon 1 Mystic Swordsman LV4 from your hand or Deck.
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Depois:
Ninja Grandmaster Sasuke
Earth, Effect Monster
Warrior, 1800/1000, Rare
If this card attacks a face-up Defense Position monster, destroy the monster with this card's effect without applying damage calculation.
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Por ultimo e acabada de sair no novo set temos:
Drillroid
Earth, Effect Monster
Machine, 1600/1600, Common
If this card attacks a Defense Position monster, destroy the monster with this card's effect without applying damage calculation.
***
Da análise destas cartas pudemos constatar que:
- O “Swordsman” só lida com cartas viradas para baixo enquanto o “Ninja” só com cartas em modo defensivo, mas viradas para cima.
Neste aspecto o “Drillroid” leva a melhor uma vez que o seu efeito se aplica a todas as cartas em modo defensivo.
- Só o “Swordsman” nega os efeitos Flip, ou seja, ao atacar a face-down, impede que esta seja virada para cima e logo que o seu efeito seja activado. No caso do “Ninja” tal nem se coloca e no caso do “Drillroid” os efeitos flip são activados. Mas ATENÇÃO, de acordo com as regras, quer o “Ninja” quer o “Drillroid” destroiem uma D.D.Warrior Lady ou um DD.Assailant sem o efeito destas ser activado, embora para o primeiro estas tenham de estar face up, o mesmo se aplicando ao Reaper.
- Nenhum deles entra na fase da damage calculation, não se perdendo pontos mesmo que o monstro adversário tenha uma defesa superior ao nosso ataque.
- O ataque do "Swordsman" faz dele um peso morto após ser utilizado, por isso é bom que o protejam a seguir. O "Ninja" é o que dos três se aguenta melhor com uns respeitáveis 1800 de ataque e o "Drillroid" compensa o seu ataque ligeiramente inferior com uma defesa aceitável, não se vergando perante uma Tsukoyami ou o efeito trample de um Exarion.
- Enquanto que os dois primeiros servem às maravilhas num deck warrior toolbox, podendo ser “chamadas” pelo Reinforcements, o “Drillroid” não pode ser “buscado” por nada.
Dito isto, resulta que o “Swordman” trata de tudo o que esteja face-down, mas já não lida contra o que estiver face-up em defense position, campo em que o Ninja entra em acção, completando-se os dois muito bem. O primeiro faz maravilhas em combinação com Book of Moon e Tsukuyomi, e o segundo conjuga com Enemy Controller.
O Drillroid é talvez a carta mais equilibrada de todos, um pouco um canivete suíço para estas situações, dado abranger todos os monstros em modo defensivo mas, como é evidente, tinha de ter desvantagens, não lidando com monstros de efeito Flip e sendo pouco prática a saída do deck em altura de necessidade.
Grande combos com todas as cartas acima referidas, ou seja, Book of Moon, Tsukuyomi e Enemy Controller.
Agora, qual utilizar depende do que pretendem e do deck que em que as vão inserir.
Que acham?
Neste aspecto o “Drillroid” leva a melhor uma vez que o seu efeito se aplica a todas as cartas em modo defensivo.
- Só o “Swordsman” nega os efeitos Flip, ou seja, ao atacar a face-down, impede que esta seja virada para cima e logo que o seu efeito seja activado. No caso do “Ninja” tal nem se coloca e no caso do “Drillroid” os efeitos flip são activados. Mas ATENÇÃO, de acordo com as regras, quer o “Ninja” quer o “Drillroid” destroiem uma D.D.Warrior Lady ou um DD.Assailant sem o efeito destas ser activado, embora para o primeiro estas tenham de estar face up, o mesmo se aplicando ao Reaper.
- Nenhum deles entra na fase da damage calculation, não se perdendo pontos mesmo que o monstro adversário tenha uma defesa superior ao nosso ataque.
- O ataque do "Swordsman" faz dele um peso morto após ser utilizado, por isso é bom que o protejam a seguir. O "Ninja" é o que dos três se aguenta melhor com uns respeitáveis 1800 de ataque e o "Drillroid" compensa o seu ataque ligeiramente inferior com uma defesa aceitável, não se vergando perante uma Tsukoyami ou o efeito trample de um Exarion.
- Enquanto que os dois primeiros servem às maravilhas num deck warrior toolbox, podendo ser “chamadas” pelo Reinforcements, o “Drillroid” não pode ser “buscado” por nada.
Dito isto, resulta que o “Swordman” trata de tudo o que esteja face-down, mas já não lida contra o que estiver face-up em defense position, campo em que o Ninja entra em acção, completando-se os dois muito bem. O primeiro faz maravilhas em combinação com Book of Moon e Tsukuyomi, e o segundo conjuga com Enemy Controller.
O Drillroid é talvez a carta mais equilibrada de todos, um pouco um canivete suíço para estas situações, dado abranger todos os monstros em modo defensivo mas, como é evidente, tinha de ter desvantagens, não lidando com monstros de efeito Flip e sendo pouco prática a saída do deck em altura de necessidade.
Grande combos com todas as cartas acima referidas, ou seja, Book of Moon, Tsukuyomi e Enemy Controller.
Agora, qual utilizar depende do que pretendem e do deck que em que as vão inserir.
Que acham?
2 Comments:
Depende do que queres fazer e em que deck.
É pena é o ppl ter deixado de dar as opiniões aqui...
O drilloid é uma boa carta, os stats são bons, porém, talvex esses + 100 de ataque que o tornam uma 1600 o tornem um pouco pior que o que poderia ser.
Com 1500 ataque seria serchable atraves de sangan ou giant rat e ai sim seria uma ameaça a considerar.
Tendo em conta que não tem 1500 ataque, nao deixa de ser porém um monstro consistente. Nega efeitos de cartas como por exemplo, pyramid turtle, mistic tomato, giant rat, entre outros searchers que tem como requesito ser destruidos por batalha.
Ok, podem dizer que o swordsman lvl 2 alem de fazer isto tudo, também nega flips, e dizem isso com razao, porém convêm lembrar que com uns solidos 1600/1600, este monstro tem mais utilidade que o swordsman lvl 2, alem de ser preciso um monstro de ataque superior a 1600 para o destruir, no caso do swordsman lvl 2 ate um sangan o destroi. Convem também lembrar que o swordsman lvl 2 nao destroi monstros ja em faceup defence position, logo um cycle de pyramid turtle atraves de outra pyramid turtle destruida em batalha, ou ate de um reaper que entrou no campo atraves do efeito da pyramid turtle, enquanto que este o pode fazer sem qualquer problema ^^.
Acho que o metagame actual em si irá decidir qual o monstro a ver mais jogo. Decididamente o swordsman lvl 2 e o ninja em warrior deck, muito por culpa do reinforcement of the army, porém em outros decks, talvez nao seja má ideia dar uma hipotese aqui ao drilloid.
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