sexta-feira, março 31, 2006

A história do Yu-Gi-Oh! - 4ª parte ( 2005 )

2005:

Janeiro:
- A revista Shonen Jump celebra o seu 2º aniversário incluindo mais uma carta promocional; desta vez trás JMP-EN003: Archfiend of Gilfer

Fevereiro:
- A 15 de Fevereiro é lançado pela Konami mais um jogo para o Gameboy Advance: desta vez o Yu-Gi-Oh! World Championship Tournament 2005: 7 Trials to Glory for the Gameboy Advance, e continha como destaque o Silent Swordsman LV7.
- No mesmo dia, um dos acontecimentos mais importantes para o TCG teve lugar. Depois de anos à espera, finalmente o ocidente teve direito aos primeiros Structure Deck. São assim lançados Dragon's Roar (Dragon theme) and Zombie's Madness (Zombie theme) e continham algumas “staples” que passaram a ser acessíveis a todos os jogadores, e não só aos que tinham mais poder económico.
- A 26 e 27 tem lugar outra “premiere”, com a realização do primeiro Sneak Preview nos EUA, com a realização de inúmeros torneios, onde se apresentava em primeira mão a expansão Flaming Eternity e em que, em que foi dada também a primeira carta promocional ligada a tal tipo de evento - SP1-EN001 Cyber Harpie Lady

Março:
- Em 23 de Março é lançada a expansão Dark Revelation Volume 1, que contém o reprint das expansões DCR e MFC. Nenhum carta nova, as raridades das cartas mantiveram-se na sua grande maioria, pelo que o mesmo se revelou um fracasso de vendas.

Abril:
- No dia 1 de Abril, começa a vigorar a 2ª Lista de Banições/Restrições, copiando na íntegra a lista que um mês antes tinha sido colocada no Japão e que com surpresa para todos não tinha banido o Black Luster Soldier.
- No mesmo dia é lançada a 14ª expansão - Flaming Eternity – e imediatamente Sacred Phoenix e Lightning Vortex foram as cartas mais procuradas.
- A 12 de Abril é lançado simultaneamente nos EUA, Europa e Japão o Yu-Gi-Oh! Online, o primeiro jogo de vertente exclusivamente online. Ao princípio era gratuito, mas ao fim de alguns meses, era necessário pagar para jogar nos servidores.

Maio:
- Numa jogada surpreendente, a revista Shonen Jump trás na sua edição a SP1-EN001: Cyber Harpie Lady, contrariando a ideia que apenas se poderia ter tal carta nos Sneak Preview.
- A 18 de Maio os 3º e 4º Structure Decks são lançados - Blaze of Destruction (Fire theme) e Fury from the Deep (Water theme).
- A 28 e 29 realiza-se o The Lost Millennium Sneak Preview, e a carta promocional SP1-EN002 é a Amazoness Chain Master.

Junho:
- A revista Shonen Jump lança uma campanha limitada de subscrição da revista, em que oferece JMP-EN004: Obelisk the Tormentor, o último dos deuses a ter a sua impressão no TCG.
- Em meados de Junho é lançada a 15ª expansão - The Lost Millennium e aí começa a saga dos Elemental Heros.
- E de repente a 6 de Junho, a UDE altera as rulings sobre Battle Positions e o metagame modificou-se radicalmente. A combo Tsukoyomi+Thousand Eyes Restrict ganhou uma enorme legião de seguidores.
- A 14 de Junho é lançado o The Lost Millennium Special Edition, com o muito desejado Vampire Lord como uma das 4 cartas promocionais.
- Em 15 de Junho começa a ser oferecido o Tournament Pack 6, mas a Ultra Rara é um decepcionante Toon Cannon Soldier.
- Desculpem a falta de modéstia, mas a 24 de Junho criei este blog. O primeiro post tinha o nome de Experiência, e eu perguntava “Será que isto funciona?”, ao que o Sérgio (KrushandKill), no primeiro comentário, coloca “Parece que funciona. Interessante o Blog, será que vai dar frutos?”.
Não sei, digam vocês…

Julho:
- A 20 de Julho é lançada a expansão Dark Beginning 2, que contém um apanhado das cartas que não tinham saído no Dark Beginning 1, mas para além disso inclui várias cartas fora desses sets, nomeadamente inatingíveis cartas dos Tournament Packs como Needle Worm, Morphing Jar, Mechanicalchaser, Toon Cannon Soldier, Royal Decree, bem como a carta que era dada nos Torneios Shonem Jump – Cyber-Stein.
Por tudo isso é considerado um dos melhores sets alguma vez lançados e foi o maior sucesso de vendas alguma vez registado.

Agosto:
- Nos dias 6 e 7 de Agosto realizou-se o Cybernetic Revolution Sneak Preview e SP1-EN003: Embodiment of Apophis foi a carta promocional dada.
- A 20 de Agosto Markov Miltiadis da Grécia ganha de surpresa o Yu-Gi-Oh! TCG World Championships, troféu que pela primeira vez vai para um não asiático. O nosso amigo Zé (Snirp) esteve lá como representante da Península Ibérica.
- No mesmo dia Nareg Torossian ganha o Indianapolis Shonen Jump TCG Championships e é o primeiro a receber a nova carta dada ao vencedor dos Shonem Jump - SJC-EN002: Des Volstgalph.
- A 30 de Agosto a Konami lança Yu-Gi-Oh! Nightmare Troubadour, o primeiro jogo para a Nintendo DS, que contém Silent Magician LV4 e LV8 e Magician´s Circle.
- No final deste mês é lançada a 16ª expansão - Cybernetic Revolution – que mudou em muito o metagame. Nada foi igual depois do Cyber Dragon entrar em jogo.

Setembro:
- A revista Shonen Jump contém SP1-EN002: Amazoness Chain Master.
- São postas à venda as Tins 2005 – que contêm nomeadamente Exarion Universe, uma carta há muito desejada no TCG.

Outubro:
- E a 1 de Outubro entra em vigor a 3ª lista de Banições/Restrições, que finalmente retira de circulação o Black Luster Soldier. No entanto e para além disso, diferentemente do que se tinha passado até então, a lista EUA/Europa contém várias alterações à lista japonesa, sendo igualmente banido Pot of Greed, Graceful Charity e Tribe Infecting Vírus. Foi o descalabro e muitos detestaram a nova lista.
- No dia 10 de Outubro, o Yu-Gi-Oh! GX dobrado em ingles vai pela primeira vez para o ar no Cartoon Network.
- A 10 de Outubro sai a expansão Dark Revelation Volume 2, reprint de IOC e AST, e que não teve nenhum impacto, mas tal lançamento estranhamente ocorre só na Europa, num dos episódios mais estranhos e nunca esclarecidos pela UDE.
- Em meados de Outubro é lançado a Master Collection Volume 2, com um agora obsoleto e sem interesse BLS, e também com um Breaker, The Magical Warrior, entre outras.
- Forbidden Legacy é lançado, contendo pela milésima vez Dark Magician, Blue Eyes White Dragon, como cartas promocionais, para além do Kuriboh.
- O 5º Structure Deck - Warrior's Triumph (Warrior themed), chega finalmente ao ocidente, e conta com uma adesão maciça, dado ter cartas com D.D Warrior Lady, Marauding Captain, Lightning Vortex, Royal Decree, finalmente acessíveis a todos.

Novembro:
- A revista Shonen Jump desse mês trás SP1-EN003: Embodiment of Apophis.
- A 5 e 6 de Novembro tem lugar o Elemental Energy Sneak Preview e a carta promocional é finalmente uma carta útil - SP1-EN004 Exchange of the Spirit.
- A 10 de Novembro começa a ser oferecido o Tournament Pack 7, com a logo inatingível D.D. Warrior.
- No final do mês é lançada a 17ª expansão do TCG - Elemental Energy – que tinha no Pot of Avarice a sua carta mais emblemática.

Dezembro:
- A 16 de Dezembro, é finalmente editada nos EUA o set Dark Revelation Volume 2.
- Com anos de atraso, nesse dia é igualmente posto à venda o Ultimate Edition Blister Pack com um Ultra Rare Blue-Eyes Ultimate Dragon, e dias depois, mas já em 2006, a mesma fará igualmente parte da revista Shonem Jump, constituindo a carta promocional do 3º aniversário.
-E a 15 de Dezembro é lançado o Elemental Energy Special Edition, o qual quebra com o padrão até aí existente para quais as cartas promocionais poderiam sair, e surpreendentemente trás várias cartas muito desejadas, entre elas Horus LV8 e Sacred Phoenix.
-A 20 de Dezembro a revista Shonem Jump de Dezembro trás SP1-EN004: Exchange of the Spirit.