quarta-feira, março 15, 2006

Carta do Dia - 21 - Karma Cut SOI-EN053


SOI-EN053
KARMA CUT

[Trap Card]
Discard 1 card from your hand. Remove from play 1 face-up monster on your opponent's side of the field. If there is a card(s) in your opponent's Graveyard with the same name as the removed monster, also remove from play that card(s).
71587526
Rare/Ultimate Rare

Aqui temos um dos piores inimigos da carta antes analisada, o Treeborn Frog.
Antes de mais, o efeito é bastante simples. Remove de jogo um monstro adversário que esteja face up. Se o adversário tiver mais cartas do mesmo nome no cemitério, removem-se também.
Claro que actualmente não existem cartas sem custo, e esta não é excepção. Para se puder activar o efeito é necessário descartar uma carta. Atenção que é um custo, por isso não pensem que a podem meter num deck de Dark World.
É evidente que como todas as cartas que requerem que seja descartada uma carta da mão é olhada com muita desconfiança por parte dos jogadores, para não dizer que é logo atirada para a caixa de sapatos.
Ainda assim, sendo certo que efectivamente é uma carta que não promove a manutenção da “mão”, pelo que logo há partida é perigosa, ainda assim acho que deve merecer uma segunda oportunidade.
Pontos fortes que devem ser observados:
- a remoção do monstro do jogo e não o simples destruir para o cemitério, extremamente útil para monstros como Sangan, ou outros cuja existência no cemitério seja um constante perigo, como Exiled Force.
- pode atingir monstros que não sejam destruídos quer por Trap Hole quer por Bottomless Trap Hole.
- extremamente versátil em termos de “chainability”, pois pode ser activada como resposta a quase tudo. Aliás, num exemplo limite, pode até impedir a activação de um Pot of Avarice, ao remover as várias cópias de um monstro do cemitério.
- em decks cuja presença de três monstros do mesmo nome seja parte fundamental do mesmo, esta carta torna-se um perigo: a nova Disciple of the Forbidden Spell, de que em breve irei falar é um bom exemplo, mas existem outras como a igualmente nova Divine Dragon - Excellion, Thunder Dragon, Pyramid Turtle, ou mesmo a já referida Treeborn Frog.
Dito isto, é evidente que tendo em atenção que o “Hand Management” é actualmente factor determinante nas vitórias, será difícil esta carta entrar no Main Deck, mas parece que como carta de Side Deck, e como forma de contrariar decks específicos, tem bastantes potencialidades.
Para além disso, caso algum dia as Sakuretsu Armor sejam limitadas, a Sinister Serpent volte, ou o Night Assailant seja permitido em maior número, será o dia em que esta carta poderá ter muito mais utilização.